5 dicas para cuidar do aparelho ortodôntico

on

Os aparelhos ortodônticos, sejam fixos ou móveis, servem para alinhar os dentes e deixa-lós mais bonitos e saudáveis. Nesse caso o paciente deve ter ainda mais cuidado com a higiene bucal. O uso do aparelho pede essa atenção especial para que o tratamento tenha resultado mais rápido e eficaz. Para esclarecer algumas dúvidas separamos algumas dicas sobre como cuidar do aparelho ortodôntico. Confira:

1. Escovação

Para quem usa o aparelho fixo, a escova ideal deve ter uma grande quantidade de cerdas e elas devem ser ultramacias. Além disso, os movimentos com a escova devem ser leves e contínuos, sempre no sentido horário, com o objetivo de remover de forma eficaz a placa bacteriana e os resíduos que ficam entre os dentes. Já os aparelhos móveis podem ser escovados com cerdas duras, desde que utilizadas adequadamente.

2. Use sempre o fio dental

Grande aliado, o fio dental deve ser utilizado junto com a escovação. Para quem usa aparelho fixo, o recomendado é o “passa fio”. Outra dica é o uso do bochecho com antisséptico, que também pode ser feito com o aparelho móvel na boca. Esses produtos ajudam muito na finalidade da higiene bucal.

3. Evite determinados alimentos

Tente evitar comer alimento duros, gordurosos ou grudentos, como balas e chiquetes. Para quem usa aparelho fixo o ideal é que frutas, carnes e vegetais devem ser cortados em pedaços pequenos para facilitar a mastigação e evitar a dor. Já o aparelho móvel deve ser retirado durante as refeições. O interessante é voltar a usar o aparelho apenas depois da escovação.

4. Não esqueça de fazer a manutenção no aparelho ortodôntico

Além do cuidado com a higiene, a alimentação os hábitos do dia a dia, a manutenção periódica do aparelho é fundamental para o bom desempenho do tratamento. O acompanhamento deve ser realizado por um ortodontista, pelo menos uma vez ao mês. Por isso, tenha em mente que faltar a uma consulta pode ser bastante prejudicial ao seu tratamento.

Caso você precise na Senna odontologia oferecemos o tratamento de ortodontia com os melhores profissionais. Não perca tempo e agente sua consulta com a gente. Telefone: (32) 3215-1365 ou (32) 98877-1240

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *